Pos Graduação em Exercícios Corporais Chineses

JUSTIFICATIVA:

As Praticas Corporais da Medicina Tradicional Chinesa ,em sua origem estavam incorporadas as artes marciais, exigiam grandes esforços, competência ,estudos da filosofia e muita pratica. Data da espoca dos Estados Combatentes anterior a era crista ,nesse período o guerreiro tinha de ser saudável , equilibrado e disposto a enfrentar mudanças. Esses praticantes tinham que ter um senso de ética e justiça e uma ligação com os céus (sagrado).Hoje em dia a função do especialista das artes corporais  chinesas esta dirigida  a saúde física e mental do homem .No contexto atual ,em decorrência do desajuste que o mundo atravessa ,a aplicação dessas técnicas são necessárias uma vez que trata o individuo na sua totalidade.

Em virtude disto, surge o argumento sobre a necessidade de regulamentar a prática dos Exercícios Terapêuticos chineses nas associações de classe e nas entidades de ensino. A institucionalização pelo Ministério da Saúde das Praticas Integrativas e Complementares de saúde nos termos da portaria Ministerial 971_2006.Sendo assim RESOLUÇAO do COFFITO nº 380 de 03 de Novembro de 2010 vem a complementar, ao uso do fisioterapeuta as praticas complementares. Em 24 de janeiro de 2008, de acordo com a Portaria n° 154 (Ministério da Saúde), criou-se o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), aumentando o efetivo de profissionais como médicos pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas, acupunturistas, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, para atuarem junto com as equipes de saúde da família, criando ainda mais diversidade de profissões e profissionais que possam trabalhar com terapia complementar.

As praticas Integrativas e Complementares(PICS) ,denominadas pela Organização Mundial de saúde(OMS) como Medicinas Tradicionais, Complementares e ou Alternativas, preconizam abordagens integrais de cuidado, que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. A mesma O.M.S. considera que a saúde é um direito humano fundamental, e que os governos têm a obrigação de proporcioná-la a seus povos. Considera que a Medicina Convencional não é acessível para grande parcela da população. Os cuidados primários de saúde seriam compostos de práticas não convencionais e métodos terapêuticos populares aceitos pelas comunidades, implantados a um custo que possa ser mantido em cada estágio do seu desenvolvimento. Os governos devem adotar medidas sanitárias e sociais adequadas, contando com a participação de diversos profissionais da área da saúde , para trabalhar como equipes multiprofissionais atendendo as necessidades de saúde das comunidades. As terapias integrativas como os exercícios terapêuticos e uma das técnicas considerada modelo pela O.M.S. por ser eficiente e barata. Não utiliza quaisquer tipo de  instrumentos e dispensa medicamentos.

Informações Especificas:

Publico Alvo:

Profissionais da Área da Saúde.(terceiro grau)

Carga Horária:

360hs (Trezentos e sessenta horas)

O IBRAMPA e a FASEM(Faculdade Serra da Mesa), nos termos da Resolução nº 01/2007 da CES/CNE, que Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização

 

Período do Curso

de Março de 2020 a Março 2021.

Horário

8 – 12hs/ 13 – 17hs

Local do Curso

Rua Francisco Mariano 16, Santa Maria, RS.

Investimento:

Matricula

R$150,00

Valor da Pos:

12 cheques de R$500,00.

       

Contatos

Sede Santana do Livramento: (55) 3242-6300, (51)-9968-0159 whats  (horário comercial)

Coordenador geral –Prof.ms. João Alfredo Mulattieiri Barão diretor pedagógico do IBRAMPA.

Corpo Docente

ms. prof. João Alfredo Mulattieri Barão


Fisioterapeuta, Especialista em Acupuntura pela ABA(Associação Brasileira de Acupuntura) ,membro da WFAS(World Federation of Acupunture and moxibustion societes).Especialista em ciências do Esporte UFRGS. Mestre em ciências do Esporte e da Atividade Física -UCO- Espanha Formação em Terapias corporais chinesas.Doutorando em Estudos Avançando ciências Aplicadas a atividade Física e do Esporte UCO- Espanha.Vários cursos de extensão na China na área de Acupuntura ,Qi Qong e Tuina.




Leonardo de Souza e Silva Pinheiro


credfito 5 - 122235-F: bacharel em fisioterapia , especialização em acupuntura pelo IBRAMPA, professor e coordenador de estagio em auriculoterapia pelo ibrampa, curso de aperfeiçoamento em acupuntura na China no ano de 2010, mestrando em nefrologia com acupuntura, ministra palestras na cadeira eletiva de acupuntura na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre.




esp.Guilherme Danelon


Fisioterapeuta Especialista em Acupuntura pelo IBRAMPA.Curso de Extensão na China pela . WFAS.(World Federation of Acupunture and moxibustion societes) .Formaçao em Tai Chi Chuan.




Esp Thais Regina


Psicologa Especialista em Acupuntura.Curso de Extensão na China pela . WFAS.(World Federation of Acupunture and moxibustion societes) Mestre em Educação, Doutorando em Estudos Avançando ciências Aplicadas a atividade Física e do Esporte UCO- Espanha.




esp. Isaac Guimarães


Fisioterapeut a Especialista em Acupuntura pelo IBRAMPA.Formação no método mulligan,abordagem maitland, formação reeducação postural global rpg/rpm,medicina ortopédica de cyriax, crochetagem mioaponeurótica.




esp. Andersen Saito


Fisioterapeuta,Estágio na cidade de Yamamoto Japão.Membro da WFAS.(World Federation of Acupunture and moxibustion societes).Curso completo de Acupuntura e Moxabustão ,fitoterapia e Qi Gong na Universidade de Beijing China.





O IBRAMPA reserva-se o direito de convidar um dos professores no período de dois anos para os seminários ou outro de curriculo semilar .

Conteúdo Programático

INTRODUÇÃO À PRATICA CORPORAL CHINESA


Ementa: Ministrar ao corpo discente a historia das artes corporais chinesas na qual sera exposta os conceitos das teorias de Qi e Ying e yang e a relacao do qi correto com as praticas corporais.




FISIOLOGIA ENERGÉTICA


Ementa: Estudo dos 5 órgãos e 6 vísceras, vísceras curiosas, relações entre os 5 órgãos, relações entre as 6 vísceras, formação das energias.




ANATOMIA ENERGÉTICA


Ementa: Ministrar ao corpo discente o estudo funcional anatômico segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) com ênfase na origem, descrição, função, relação e inter-relação de seus sistemas constituintes através de aulas teórico - práticas.




TERAPIAS ANTERIORES


Ementa: Ministrar ao corpo discente a execução , treinamento e aprimoramento das práticas corporais aliando a técnica aos conhecimentos de biomecânica , anatomia e fisologia energética.




FISIOLOGIA DO EXERCICIO


Ementa:. Esta disciplina aborda os efeitos do exercício no corpo humano. Um grande enfoque é dado na compreensão da terapêutica chinesa e seus efeitos na saúde humana.




TERAPIAS POSTERIOR


Ementa: Ministrar ao corpo discente a execução , treinamento e aprimoramento das práticas corporais aliando a técnica aos conhecimentos de biomecânica , anatomia e fisologia energética




CINESIOTERAPIA APLICADA AS PRATICAS


Ementa: Localização de pontos, funções, combinações, indicações e contra-indicações de acordo com o diagnóstico segundo a MTC.




20-8 TAI CHI QI QONG


Ementa: Ministrar ao corpo discente a execução , treinamento e aprimoramento das práticas corporais aliando a técnica aos conhecimentos de biomecânica , anatomia e fisiologia energética.Estes 28 Exercícios de Tai Ji Qi Gong levam em conta as atividades de ambos os hemisférios do cérebro, além de considerar a teoria dos meridianos da Medicina Tradicional Chinesa.




METODOLOGIA DA PESQUISA


Ementa: Disciplina trata do conhecimento científico e os métodos utilizados em pesquisas qualitativas e quantitativas bem como a organização de um projeto de pesquisa.




PSICOLOGIA CHINESA


Ementa: O psiquismo na MTC com correlação aos cinco movimentos




SAÚDE PUBLICA


Ementa: A disciplina tem o objetivo de fornecer ao aluno conhecimento teórico acerca do funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS),focando na capacitação para As Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.Dando relevância ao processo de Gestão em Saúde.




PRATICA DAS TERAPIAS CORPORAIS


Ementa: O Estágio Supervisionado visa complementar a formação do aluno através do aprendizado teórico-prático e do desempenho das atividades, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências no trabalho, complementando o ensino teórico contribuindo para o desenvolvimento de sua qualificação profissional.





© Copyright 2019  IBRAMPA. Desenvolvido por Gath Soluções em TI